Por que eu não sou feminista?

É uma frase no mínimo impactante para dizer, sendo mulher, nos momentos atuais. E talvez seja exatamente por isso que eu não me sinta a...


É uma frase no mínimo impactante para dizer, sendo mulher, nos momentos atuais. E talvez seja exatamente por isso que eu não me sinta acolhida e/ou representada no movimento feminista. O que o feminismo prega, em teoria, é o amor e fraternidade entre mulheres, bem como a luta pelos direitos iguais para todas elas. Entretanto, o que vemos é o ódio e segregação; há o feminismo branco versus feminismo negro, há a profunda rejeição quando uma mulher se diz desconfortável com o movimento e uma destilação de xingamentos contra homens e mulheres que discordam das ideias. Como pode uma luta por direitos iguais segregar dois grupos entre “mais e menos oprimidos” ou o uma tentativa de disseminação de amor se tornar puro ódio entre sexos?

Muitas pessoas dizem não apoiar o atual feminismo, que perdeu a essência de ameno e se tornou radical, embora tal afirmativa não condizer com os ensinamentos feministas da precursora, Simone de Beauvoir, defensora da revolução. O feminismo é baseado em revolução, em choque, em rebeldia. Este também é um motivo pelo qual não me adéquo a ele; qual o sentido de realizar protestos com atos obscenos em público – exatamente o que os ditos machistas apreciam, por sinal – se o objetivo é pregar o respeito à mulher? Por que não podemos aceitar a biologia e suas diferenças entre sexos, considerando que os dois se completam e precisam um do outro? Por que precisamos odiar homens para conquistar os mesmos direitos? 

O feminismo se veste de movimento do amor, para, ao se despir, incentivar o ódio entre ideais e opiniões diferentes. Muitas pautas levantadas precisariam ser debatidas dentro do próprio movimento, com transparência em dados (por exemplo, uma deputada no Plenário chegou a afirmar que quinze milhões de mulheres morriam, por dia, no Brasil) para que pudéssemos realmente debater e encontrar soluções para os problemas femininos, sem esquecer os problemas também enfrentados pelos homens. Precisamos incentivar o ensino da defesa pessoal para mulheres, precisamos continuar com campanhas para que os agressores sejam denunciados, precisamos falar sobre o que as mulheres sofrem diariamente no Oriente Médio, e isso não vai acontecer se ficarmos atrás de uma tela de computador, xingando todo aquele que discordar de misógino. 

Sempre admirei mulheres líderes, independentes, que regem suas vidas. Porém, enquanto o machismo coloca o homem acima de sua mulher, e enquanto o feminismo incentiva que abandonemos a cultura de família, que deixemos de valorizar a comunhão e fraternidade de um casamento, eu acredito que homens e mulheres nasceram para viver em conjunto, não só no âmbito de perpetuação da espécie ou decisão divina, mas por um completar o outro biológica e humanamente; a cooperação física, emocional e amorosa que não é revestida pelo ódio ou pela necessidade de ser independente.

Aliás, por que o movimento de aceitação e liberdade das mulheres automaticamente rejeita qualquer uma que seja seja cristã ou conservadora? Ser feminista é ter liberdade para pensar do jeito que elas pensam, num rebanho de mentes iguais que acreditam "debater questões", debates estes formados por opiniões idênticas. Nem preciso argumentar sobre aborto, já falei diversas vezes sobre o assunto e nunca nenhuma feminista rebateu os argumentos aqui já ditos.  O feminismo não é o contrário do machismo, porém me chamam de machista por não seguir o movimento; irônico, não? Como diria Thatcher, "é puro veneno".

Obs.: Leia também o texto sobre aborto clicando aqui.

You Might Also Like

32 comentários

  1. Parabéns!! Sua argumentação é a voz das Silenciadas pelo próprio movimento!!

    ResponderExcluir
  2. Melhor texto que já li sobre "não sou feminista"! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, teve coragem de falar td o q eu n falo :) eu n saberia escolher palavras melhores, pfv, continue com seus textos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto!! pensei que pessoas sensatas não existissem mais, rs

    ResponderExcluir
  5. Em todos os movimentos iremos encontar aqueles cujos interesses não condizem com a própria realidade do movimento, pessoas que dizem fazer parte por exemplo, do movimento feminista, e faz exatamente o oposto do que o movimento luta. Se a luta é por direitos de igualdade, independentemente do credo, cultura, etnia e gênero, penso ser válido, não importando o nome ao qual se denomina. Entretanto, vejo as pessoas confundido feminismo com femismo.

    ResponderExcluir
  6. Femismo? Neologismo pra que? O avanço do dito "feminismo" na prática é visto hoje em países socialmente e economicamente estáveis como Canada e Suíça. Nada além de um discurso de odioso que usa da parte mais branda da teoria para convencer o público. Na prática, infelizmente, nada mais é do que um discurso que demoniza qualquer coisa que possa ir de encontro com seu ideário, muito semelhante com "O Partido" do livro 1984. Pornografia, prostituição, liberdade de escolha - politica, comportamental e laboral -, até definições semânticas essa ideologia tenta mudar. Se você tem interesse em algo que realmente busque igualdade, igualitarismo ou humanismo são bem mais a sua praia. Feminismo é uma ideologia de empoderamento através da perseguição de um inimigo fictício que se personaliza na figura do homem (em especial do "homem branco") e das mulheres ditas machistas. Não é diferente do discurso nazista perpetrado por Hitler, ou do comunismo de Stalin e Mao-Tsé-Tung. Se um discurso precisa de um inimigo para se perpetrar e ganhar validade então ele, muito provavelmente, é um discurso de ódio e todos sabemos aonde essa espécie de discurso leva.

    ResponderExcluir
  7. Tudo que que eu sempre quis dizer, mas não posso, pois iriam ser chamado de machista.
    Ainda bem que partiu de uma mulher.Excelente texto!

    ResponderExcluir
  8. Excelente! Você chamou a atenção para o principal: como é que se pretende ser vista como igual, se não se respeita a opinião dos que pensam diferente? Neste caso, o movimento é tão sufocante quanto o próprio machismo, não é mesmo?
    Seus argumentos são muito eficazes, principalmente por serem imparciais. Parabéns, Gabrielli!

    ResponderExcluir
  9. Sensacional o seu texto! Claro, direto, muito bem escrito. Compartilhando agora mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Sensato, mas... as femi não querem saber.

    ResponderExcluir
  11. Interessante várias de suas objeções, mas muitas são equivocadas e mostram total desconhecimento do movimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti o mesmo lendo o texto. Ela tá criticando a parte cega do movimento e usando isso contra o todo. Uma pena que essas sejam as referencias feministas dela.

      Excluir
  12. Cuidado. Há questões equivocadas sobre o movimento.

    ResponderExcluir
  13. Você se precipitou em alguns momentos, moça. O feminismo não se resume somente e unicamente a isso. O feminismo NÃO prega somente amor, ele prega igualdade, a valorização da mulher e o empoderamente das oprimidas pelo patriarcado. As feministas lutam CONTRA o patriarcado. Como assim odiamos os homens? Não sei de onde você tirou isso. Algumas mulheres distorcem o movimento e você tira isso como verdade absoluta? Odiamos homens machistas. Odiamos quem tenta nos calar e nos diminuir.
    Mulheres e homens são diferentes, sim, mas não precisamos deles. Nós somos auto suficientes o bastante pra não PRECISA de homem nenhum. Precisar é uma palavra muito errada.
    O feminismo tem uma ideia una de buscar os direitos da mulher, de nos valorizar e destruir o patriarcado e o machismo enraizado na nossa sociedade.
    Você não precisa sair na rua com os peitos para fora, afinal, sso não é característica do movimento. Algumas mulheres optam por isso, não todas. Você apoia as ideias que você quiser. Aliás, pra mim, toda mulher é feminista.

    Você tem ideias equivocadas sobre o movimento a qual eu faço parte, conheço e tenho total amor. Não dissemine para os outros ideias erradas.
    P.s.: não concordar com você não quer dizer que estou te rejeitando ou tentando te ofender. E que isso fique bem claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher não precisa de homem?? Então como vai fazer os filhos?? Com os dedos?? Ou com o cabo da vassoura?? Hahaha

      Excluir
    2. Kkkkk kkkkk kkkkkkk meu Deus! Olha só onde chega os valores morais e espirituais de uma pessoa! É como diz: Eu estou no mundo, mas não sou do mundo.

      Todos esses idéias prontos são uma piada para o direito de escolha de uma pessoa. Se ela não está dentro do padrão feminista ela é machista... É possível ter que viver na ideologia dos outros sendo que se você não é a favor tem como errada da história? Que no que eu acredito ser melhor pra mim é menos importante do que a sua ideia equivocada? "Eu não preciso de um homens..." isso realmente é um equívoco estranho!

      Excluir
  14. Sou feminista, e não vim aqui xingar seu texto, mas pra falar que, na verdade, achei ele muito sensato.Me considero feminista por que acredito e defendo os ideais originais do movimento, igualdade,mais segurança e liberdades às mulheres. Aos meus olhos (e de feministas como eu) mulheres que pregam o ódio aos homens não são feministas, mesmo que assim se intituem. É fato que muitas mulheres que se dizem feministas, hoje em dia, não conhecem o verdadeiro significado da palavra, e algumas que conhecem, mesmo assim, decidem pelo extremismo e fogem totalmente a essência do movimento, porém continuarei sendo feminista. Mesmo com todos os problemas que há, eu acredito no feminismo, este pregado por Simone, como vc mesma disse. Você não segue o movimento, pois tem sua própria visão sobre ele, e eu respeito isso, pois entendo o por que.Assim como muitas mulheres que não seguem o movimento, não significa que sejam machistas, nem todas. Porém, como feminista, não posso deixar de dizer isto: se vc acredita na igualdade de gêneros, e que mulheres não devem ser inferiorizadas em relação a homens, vc é feminista. Não importa o quanto algumas fujam do real próposito do feminismo, não importa o quanto as pessoas achem que ele não prega a igualdade,não importa o quanto o movimento fique distorcido, o sentido da palavra é imutável.

    ResponderExcluir
  15. sinceramente, acredito que quem quer q seja q escreveu o texto não sabe o que é feminismo, a propria foto do inicio ja mostra, as tres mulheres retratadas parecendo monstros e sendo completamente misóginas nao sao feministas, sao femistas(que é o contrario de machismo) assim como as atitudes atribuidas ao feminismo no texto nao sao atitudes de feministas, e sim de femistas, em diversos movimentos tem pessoas que se dizem parte, mas nao sabem o que o movimento prega e leva para a radicalidade, sou feminista e nao odeio os homens ou a religiao, eu apenas acredito igualdade de direitos, nao estou dizendo q homens e mulheres sao completamente iguais pq biologicamente nao sao, mas essa nao é a questao que o feminismo defende, o feminismo é um movimento que luta pelos direitos das mulheres, nao confunda esse movimento com femismo.




    ResponderExcluir
  16. Melhor texto do mundo ( sem exageros ).

    ResponderExcluir
  17. O Feminismo nada mais é do que a manifestação da ideologia marxista que nega e tenta destruir a cultura Judaico-Cristã. O Ocidente está em crise e não é casualidade, mas um planejamento a longo prazo de destruição. Isso não é teoria da Conspiração, mas uma realidade que está tentando destruir o Cristianismo.

    ResponderExcluir
  18. Sou feminista e adorei seu texto, só queria dizer que algumas feministas não são assim, mas realmente a maioria é. O Feminismo em si, é sim um movimento de amor, assim como a religião em sim também é, porém muitas vezes a instituição igreja a corrompe, como algumas mulheres estragam a essência de ser feminista

    ResponderExcluir
  19. Você arrasou, demais, se possível entre em contato comigo no facebook?
    https://m.facebook.com/flavia.furlan.353?ref=bookmarks
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Seu texto é maravilhoso e apesar dos comentários feministas acima, vc está certíssima. Vi várias mulheres aqui dizendo que vc não conhece o movimento, pelo amor de Deus, existe alguém no atual século que tenha acesso a internet que não conheça? Palavras como empoderamento, patriarcado, igualdade (hã? Onde?)sempre fazem parte de seus discursos. O que as pessoas fingem não ver é que nunca seremos iguais. Mulheres são mulheres e homens são homens, precisamos é aprender a conviver com as diferenças. Direitos iguais todos nós temos. E não me venham com essa história de que a sociedade é machista, é por causa desses discursos feministas e dessas mulheres que querem ser iguais ao homens que cada vez mais cresce o número de homens bananas e frouxos em nossa sociedade. Onde estão os homens que abrem as portas para uma mulher passar? Com medo de serem ofendidos e chamados de machistas por causa disso! Eu amo ser mulher e adoro as diferenças, toda vez que vou ao posto calibrar os pneus sempre aparece alguém para fazer isso por mim, eu posso fazer? Posso! Mas porque não aceitar a gentileza dos homens? Se vc faz questão de calibrar o seu,então diga apenas: -Não precisa, obrigada! Para mim esses discursos feministas de igualdade só servem para acabar com a essência de ser mulher! #prontofalei

    ResponderExcluir
  21. Belo texto mas vc esqueceu de dizer que as feministas falam que o machismo Mata,Peraí... mas não são os homens que abortam fetos inocentes!!! Feminismo é um desserviço a sociedade e envergonha as verdadeiras mulheres.Jamais vão me representar!!!!

    ResponderExcluir
  22. vejo neste texto muitos equívocos e contradições. Argumentos verdadeiramente feministas sendo usados contra o movimento.Mas Feminismo não é uma movimento, é uma postura perante a vida onde escolho ter minhas necessidade de respeito, reconhecimento, igualdade,encorajamento,liberdade, escolha, segurança e amor atendidos por todos. Nada disso vai contra a fé crista ou um relacionamento heterossexual.

    ResponderExcluir
  23. Tudo o que eu penso mas nunca conseguia explicar. É horrível a forma como as pessoas te trat am quando você diz que é contra o feminismo. Tenho uma prova hoje onde vou falar sobre isso,e passei uma semana procurando argumentos para me posicionar de forma inteligente, pois meu professor da faculdade chama os que são contra o feminismo de retrógrado e mente fechada.
    Ser contra o feminismo nesta época não é fácil! Kkk
    Seu texto foi perfeito e vai me ajudar demais!!

    ResponderExcluir
  24. E sem falar o argumento escriturístico e da fé:
    "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram
    escritos todos os meus dias, cada um deles ..." Salmo 139:16.
    Particularmente acredito que no mesmo dia que o espermatozoide fecunda o óvulo é a partir desse momento que começou o milagre da vida.

    ResponderExcluir
  25. E sem falar o argumento escriturístico e da fé:
    "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram
    escritos todos os meus dias, cada um deles ..." Salmo 139:16.
    Particularmente acredito que no mesmo dia que o espermatozoide fecunda o óvulo é a partir desse momento que começou o milagre da vida.

    ResponderExcluir
  26. E outra: Enfiar crucifixos no fiofó além de ser falta de respeito é uma coisa bem nojenta.

    ResponderExcluir

Concorde, critique, refute, faça o que quiser. Sua opinião é bem vinda.