Aborto: direito da mulher ou assassinato?

Já introduzi minha opinião sobre o assunto no meu primeiro post ( 5 motivos para NÃO ser feminista ) e cá estou para aprofundá-lo. O ...



Já introduzi minha opinião sobre o assunto no meu primeiro post (5 motivos para NÃO ser feminista) e cá estou para aprofundá-lo. O tema que causa polêmica entre religiosos, leigos, feministas, "machistas", enfim... Não tratarei de nenhum argumento de cunho religioso, afinal, o Estado é laico. Não é necessário utilizar os dogmas cristãos para afirmar um direito civil do feto: o direito à vida.

A vida da gestante não tem maior valor que a vida do feto
"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, (...) garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade." Simples assim, está na constituição. TODOS possuem direito à vida, e a partir do momento que o óvulo e o espermatozoide se encontram, há vida. Nenhuma vida vale mais que outra, e o feto é outra vida.

A constituição considera o aborto legal em situações excepcionais
Em caso de bebê anencéfalo, estupro ou risco de vida à mãe, a atual constituição considera o aborto legal. Basicamente, são essas as ocasiões em que a mulher não pode prever a gravidez ou o ato não é consentido - abuso sexual; ou o parto pode trazer sérias complicações para a mãe.

Existe uma infinidade de métodos anticoncepcionais
Nunca consegui compreender o motivo de alguém defender uma atrocidade contra a vida humana, considerando que pílula anticoncepcional tem cerca de 1% de chance de dar errado; a camisinha é um método seguro, se colocada corretamente; para os casais já com filhos, há vasectomia e laqueadura; o mais primitivo, a tabelinha, pode ser combinada com a camisinha e prevenir a gravidez facilmente... há muitos métodos. A única coisa que precisa? Responsabilidade. Se o casal tiver consciência, pode e deve prevenir um assassinato, uma cirurgia (que como qualquer outra traz riscos) e uma violência psicológica também.

Ah, e as mulheres pobres que morrem em clínicas clandestinas?
NUNCA se resolve um problema atingindo a consequência, e não a causa. Programas de educação sexual, distribuição de preservativos (e explicação da necessidade de uso/colocação) e palestras sobre o assunto é uma forma muito menos agressiva de ajudar mulheres com poucas condições a não terem gravidezes indesejadas. E outra, qualquer pessoa que conheça o Sistema Único de Saúde brasileiro, sabe muito bem que as condições são terríveis. Imagine uma mulher marcando um aborto: "desculpe, só tem data disponível daqui 2 anos..."


Pra encerrar, uma pergunta: Se as clínicas são clandestinas, como as pesquisas feministas coletam os dados de mortes em procedimentos nesses locais? 

You Might Also Like

11 comentários

  1. Para as feministas fetos humanos não passam de vermes,parasitas e por isso podem matar quando quiserem,para elas sempre que uma mulher engravida "sem querer",a culpa é dos anticoncepcionais,da camisinha,nunca delas e dos parceiros que provavelmente não se cuidaram direito.
    E elas adoram estatísticas que sempre provam o que elas dizem kkkkkk Também queria saber de onde tiram os dados das clínicas clandestinas.

    ResponderExcluir
  2. bom sou feminista e doula e pra min um feto humano não é um verme, parasita, ou qual quer coisa desse tipo, serio adorei o seu texto argumentos realmente pensantes, mais todos sabemos que existem milhares de jovens que nao tem a menor condição de criar um filho, a minha mãe sempre quis deixar escancarado que no dia que eu aparecesse gravida ela iria me por p fora de casa, e quantas maes como a minha nao existe por ai? eu seria apenas uma garota de 16-18 anos que nao tinha estrutura psicologica e monetaria seria mais uma maria do mundo que trata o filho como " sua desgraça, sua porra" me parte o coração ver crianças sendo tratadas assim me pergunto e se a mãe delas a tivessem abortado? talvez o menino que eu vi sendo espancado pela mãe nao existiria e isso francamente me traria grande alivio como doula é cativante ver mães que acolhem seus filhos de amor e carinho quando nascem ....e Elen a questão dos dados, é retirada de atendimentos de clinicas particulares e SUS que atendem meninas que tentaram um aborto e tiveram complicação logicamente nao é um dado correto visto que muitas conseguem fazer abortos sem nem um tipo de complicação!

    ResponderExcluir
  3. Digo isso como uma feminista que pretende um dia ter filhos. Até três meses de gestação o feto é um aglomerado de células, que nao é capaz de sentir dor, e que nao tem nenhum órgão formado, sendo assim, até três meses de gestação, o feto nao é considerado vivo (cientistas dos países nórdicos tem uma pesquisa muito interessante sobre isso, informem-se), sendo assim nao teria como perder o direito a vida. Pode parecer estranho, mas vivemos em um país que sofre de alienação, sim eu sei é um choque, eu ja ouvi relatos de mulheres que nao foram ensinadas sobre sexo, muito menos sexo seguro; mulheres que nao sabiam o que era mesmo depois de terem feito; ah! e adivinhem? diversas comunidades religiosas nao permitem o uso do anti concepcional; ahhhh! e as mulheres que são estupradas dentro do sagrado matrimonio, e que nao tem como provar, ou pior ainda, nao possuem alguem que acredite no fato dela ter sido abusada pelo marido? OU o caso mais estranho de todos: algo deu errado, e a mulher nao quer ter o bebe? eu sei!! SUUUPER chocante nao é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é um feto de 10 semanas, de acordo com você um montinho inétil de células: https://www.youtube.com/watch?v=G1gnucGjqY8 Cada semana é uma formação de cada parte do feto, e em todas as semanas ele é um ser protegido pelo Direito (vide Código Civil), pois já é um ser vivo com 46 cromossomos e uma cadeia de DNA distinta de todas as do mundo. Sim, eu sei destes vários problemas do país, mas que tal tratamos a causa e não a consequência? Que tal termos uma educação de qualidade, uma disponibilidade de métodos? Você falando que tem religiões que não permitem anticoncepcional, você acha que essas religiões permitem aborto? Por que alguém seguiria uma regra e burlaria outra bem mais grave? "algo deu errado" do tipo o casal usou incorretamente algum método? Quis "experimentar" pois não ia dar em nada? A futura criança não pode ser responsabilizada por um erro dos pais. Se você não considera vivo um ser humano em formação com um material genético único, talvez seja melhor estudar um pouco de biologia. Nunca ficou provado onde começa a vida de fato.

      Excluir
    2. Larissa, você já fez aborto? Agora deixa eu te falar como uma EX feminista alienada que fui. Já cometi esse erro praticamente um mês e 20 dias após minha menstruação ter atrasado e te digo, que NÃO É UM AGLOMERADO DE CÉLULAS, é um ser praticamente formado, quando sua menstruação atrasa minha cara o feto já esta em formação a quase um mês, portanto já não é mais um aglomerado de células...lamento desapontar você, pois creio que quem precisa se informar é você. Existem mil e uma maneiras de se evitar uma gravidez. Em vez de lutar pela descriminalização do aborto que vai gerar não só custos a saúde pública, como a banalização do sexo seguro com proteção (riscos de dst's) entre outros e outros argumentos...por que esse movimento que se diz ser tão pró mulher não luta pela desburocratização de uma laqueadura, de mais educação sexual preventiva para os jovens, a informação do risco do aborto que não é legal e por causa disso n tem um só dia que eu não me sinta uma criminosa, sem contar que ao ver uma criança penso que aquele feto que eu não deixei ser gerado poderia estar daquele jeito e por IRRESPONSABILIDADE minha fiz o que fiz e influenciada por esse movimento bosta de meu corpo minhas regras. Hoje eu recrimino e abomino esse movimento feminista atual que se baseia no Marxismo e não passa de um movimento pró comunista (Ou seja, feministas contemporâneas não passam de massa de manobra). O verdadeiro feminismo foi aquele que lutou por nossos direitos civis e não esse de hoje que se travesti de luta por igualdade quando na verdade busca é uma segregação de gênero. ACORDE!

      Excluir
  4. Quando não se tem condição para se criar um filho não faça, existe métodos para se previnir, o problema de hoje é muitas jovens não escutam os pais, saem por aí transando sem proteção e aparecem grávidas sem nenhuma condição financeira aí querem abortar. Me poupe com essa ideologia, o feto não tem culpa da irresponsabilidade da mãe.

    ResponderExcluir
  5. A partir do momento em que o espermatozóide fecunda o óvulos temos um espermatozóide que fecundou um óvulo. Nada mais que isso. Não HÁ VIDA em um indivíduo que não possui nem ao menos metabolismo antes da 12 semana. Sem metabolismo, não há uma vida formada.

    A constituiçao permite aborto nesses casos que você citou. Mas e se uma mulher, por exemplo, for rejeitada pela família? Se o pai da futura criança abandoná-lá? Se exemplo lá não tiver condições fisicas e mentais nenhuma de ter um FILHO????? E se por pressão, ela optar por ter o filho e ele crescer sem oportunidades? E se essa criança tiver problemas graves de saúde ou entrar para o tráfico? (Porque essa é uma realidade de mulheres pobres e moradoras da favela). Essas mulheres NÃO tiveram a consciência de que ter filho cedo não é algo certo a ser feito, pois sua mãe/avó/bisavó tiveram filhos cedo também por acreditar que elas devem se casar, ter filhos, cuidar do marido e só. Elas precisam de orientação sexual. Muitas delas nem sabem ao menos como se usa camisinha ou então o parceiro dela dispensa o uso do preservativo porque ELE prefere assim para o prazer DELE ser maior.
    Anticoncepcional causa uma doença. O uso exagerado desse remédio pode trazer riscos para a mulher. NÃO é recomendado que as mulheres fiquem reféns dele porque ele faz mal a nossa saúde.

    Sou a favor da legalização do aborto e, como consequência, programas de educação sexual para as moças pobres, principalmente. É preciso que elas saibam como se prevenir. A distribuição de preservativos também é essencial.
    Eu sou pró vida DA MULHER porque a vida dela TAMBÉM é importante. Ela tem direito de escolha e a sua própria vida sem que ataquem pedras contra ela somente porque existem pessoas que acham que o aborto é uma atrocidade.
    Você só quer que o bebê nasça e pronto. Você não quer saber como será a vida dele e ele vai ter oportunidades na vida.
    Dar para a adoção não garante que ele tenha uma boa vida. O sistema de adoção é tardio e, muitas vezes, falho. Além de que as crianças negras são absurdamente mais rejeitadas que as brancas.
    Desculpa, mas você não é pró vida. É pró nascimento (e isso não quer dizer nada).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você diz que a vida da mulher TAMBÉM é importante como, se que rejeitar a vida do feto como se 12 semanas fosse um nada? Recomendo que assista ultrassom de um feto de 10 semanas e veja o "amontoado de células" que todos os seres humanos vivos já foram um dia. Então se existem homens machistas que preferem o seu prazer a uma gravidez indesejada temos que permitir o aborto, e não lutar contra o machismo como vocês feministas dizem fazer? A culpa não é da criança nunca. E eu não sei você, mas existem muitas pessoas pobres que prefeririam estar vivas a serem abortadas por não serem ricas. Isso é um profundo preconceito, achar que todo pobre vira favelado ou traficante, pois sabemos muito bem que há muitos casos diferentes destes. Não, eu não quero que o bebê nasça e pronto, por isto neste blog não tem só texto anti aborto, tem texto sobre política e economia pois eu quero liberdade e oportunidade para todos, só que você acha que simplesmente por nascer pobre uma pessoa não tem o direito de nascer.

      Excluir
  6. E sem falar o argumento escriturístico e da fé:
    "Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram
    escritos todos os meus dias, cada um deles ..." Salmo 139:16.
    Particularmente acredito que no mesmo dia que o espermatozoide fecunda o óvulo é a partir desse momento que começou o milagre da vida.

    ResponderExcluir
  7. Qualquer tentativa de interrupção deste processo logicamente é considerado homicídio.

    ResponderExcluir
  8. Provo pra qualquer pessoa biologicamente que um feto com apenas uma semana de vida, já tem vida própria!!!
    Vamos parar de demagogia!!!
    #NaoaoAborto

    ResponderExcluir

Concorde, critique, refute, faça o que quiser. Sua opinião é bem vinda.